Caem no vestibular 2

Continuando vamos ver mais alguns temas de geografia que pode cair no vestibular.
4 Rochas e solos : A ação de agentes externos também está diretamente ligada à formação dos solos, que surgiram por um processo de decomposição de diferentes rochas mãe. Esse processo é chamado de pedogênese. Muitas questões podem ainda cobrar que você conheça os principais tipos de solo e onde eles podem ser encontrados no Brasil. A terra roxa, por exemplo, é um exemplo de solo argiloso que pode ser encontrado no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e em algumas regiões litorâneas do Nordeste.
5 Terceira revolução industrial: Relacionar os avanços tecnológicos do pós-Segunda Guerra Mundial e a série de modificações que eles causaram nas relações econômicas e de trabalho é fundamental. São exemplos disso: a substituição da mão-de-obra humana na indústria por recursos automatizados e a consequente diminuição de custo e tempo de produção; a expansão das multinacionais, que passaram a dividir a fabricação das peças de seus produtos em diversos países pelo mundo; o aprimoramento de novas tecnologias e o aumento na rapidez da transmissão de informações.
6 Migrações internacionais e novos fluxos migratórios: Principalmente devido à crise mundial de refugiados que vem se acentuando nos últimos anos, as chances de que apareçam questões sobre migrações internacionais nas provas são grandes. O importante é saber analisar os motivos desses surtos migratórios (guerra, fome, perseguição política etc) e suas consequências políticas.

Por hoje é isso na próxima segunda tem mais temas;
Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/10-temas-de-geografia-que-mais-caem-no-vestibular/



Comentários

  1. Olá, tudo bem? Eu não lembro de ter estudado o processo chamado pedogênese. Acho que nunca tinha lido tal expressão. Posso também ter esquecido. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Regiões Metropolitanas do Brasil

Tipos de Transporte

Exercícios sobre paisagem, espaço, e lugar