Caem no vestibular

Vamos ver alguns temas de geografia que caem no vestibular.
1 Globalização: A globalização é um processo marcado pela internacionalização das relações econômicas e sociais. Algumas de suas consequências são a integração cultural mundial, a expansão das empresas multinacionais e a organização dos países em blocos econômicos.
2 Teorias demográficas: É importante conhecer as principais teorias - Malthusiana, Reformista e Neomalthusiana - e também saber fazer relações entre elas. A teoria Reformista, por exemplo, surgiu como reposta à Malthusiana; já a teoria Neomalthusiana se popularizou devido ao baby boom após a Segunda Guerra Mundial. Outro ponto fundamental é perceber o erro do pensamento de Malthus, que subestimou a capacidade de produção de alimentos e não ponderou o problema da distribuição desigual.
3 Relevo: É interessante saber relacionar os processos de formação dos diferentes tipos de relevo (planaltos, depressões, planícies) com as principais formas que temos no Brasil hoje. Por exemplo, como o país se encontra no centro da placa tectônica Sul-Americana, afastado da região de encontro das placas, não existem dobramentos modernos em seu território. Como consequência, as altitudes do território brasileiro são predominantemente baixas. Também é importante entender o papel de agentes externos como chuva, vento e variação de temperatura na transformação e erosão desses relevos.
Por hoje é isso amanha tem a continuação 


Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/10-temas-de-geografia-que-mais-caem-no-vestibular/

Comentários

  1. Boa ideia essa colocar coisas pra estudantes neste blog parabens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Regiões Metropolitanas do Brasil

Tipos de Transporte

Pós Jogo: Vitória fora de casa