Filmes pra estudar geografia 2

Continuando vamos ver mais 9 filmes que pode ver e estudar geografia.
10 – Adeus Lenin: novamente tratando do tema Guerra Fira, este filme aborda de forma cômica o processo de abertura econômica do bloco socialista, especialmente, na Alemanha Oriental. Após ver a mãe, uma socialista fervorosa, enfartar e entrar em coma depois de ser preso em uma manifestação contra o regime socialista na Alemanha Oriental, o protagonista faz de tudo pra que a mãe não sofra novas emoções. O problema é que, durante o período de coma da mãe, o Muro de Berlim caiu e a abertura econômica no país aconteceu de maneira bastante veloz. Tudo é retratado de maneira engraçada e divertida.

11 – Notícias de uma guerra particular: documentário brasileiro de 1999, produzido pelo cineasta João Moreira Salles e a produtora Kátia Lund, retrata o cotidiano dos traficantes e moradores da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. O documentário traça um paralelo entre as falas de moradores, dos traficantes e da polícia, colocando todos no mesmo patamar de envolvimento em uma guerra que não é uma “guerra civil”, mas uma “guerra particular”.

12 – Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá: o documentário é um alerta para a sociedade que sofre com os efeitos do consumo sem medida. Fala sobre a utopia de uma sociedade voltada ao capitalismo globalizado.

13 – Cortina de Fumaça: um documentário sobre a política de drogas no Brasil e no mundo, baseada na proibição de determinadas práticas relacionadas a algumas substâncias.

14 – Obsolescência programada: o documentário define a obsolência programada como “o motor secreto da nossa sociedade de consumo”. A expressão define a prática corrente da indústria de determinar a duração curta para alguns produtos com o objetivo de estimular o consumo das versões mais atuais.

15 – O Pianista: o filme conta a história do pianista judeu polonês Wladyslaw Szpilman, durante a 2ª Guerra Mundial. Com a invasão alemã e o início da guerra, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. O filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração.

16 – Diamante de Sangue: ambientado durante a Guerra Civil de Serra Leoa em 1996-2001, o filme retrata um país dilacerado pela luta entre partidários do governo e forças insurgentes. O título refere-se a diamantes que são extraídos em zonas de guerra africanos e vendidos para financiar conflitos e, assim, gera o lucro dos senhores da guerra e empresas de diamantes em todo o mundo.

17- Hotel Ruanda: em 1994, um conflito político em Ruanda (África), envolvendo as duas principais etnias do país, levou à morte quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina, que era gerente do hotel Milles Collines, onde abrigou mais de 1200 pessoas durante o conflito.

18 – Soldados – A História de Kosovo: este drama de guerra mostra como o conflito destrói a vida de milhares de pessoas, e não só dos soldados mandados para os campos de batalha, falando da guerra do Kosovo a partir das histórias de alguns dos 1.750 soldados italianos que partiram rumo à Bósnia, como parte da missão de paz da ONU. A Guerra da Bósnia foi um dos mais sangrentos conflitos bélicos da história da humanidade.
Fonte: https://suburbanodigital.blogspot.com.br/2016/09/18-dicas-de-filmes-para-estudar-geografia.html

Comentários

  1. Olá, tudo bem? Dessa relação, eu assisti O Pianista... Na época, achei muito chato. Quase 25 anos atrás.. Meu Deus.... Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Perguntas e Respostas 3

Mar do litoral contaminado com cocaína

Parque Nacional de Amboseli