Lua em forma de U

A aparência em forma de U não tem nada de anômalo. Muito pelo contrário. Ela é provocada pelo ângulo com que o Sol reflete em sua superfície em algumas épocas do ano. Apenas para relembrar, nós vemos a Lua à noite porque ela reflete a luz do Sol e não porque emite luz. Dessa forma, a porção iluminada está sempre apontada para o Sol.
A Terra por sua vez gira ao redor do Sol, mas a inclinação do eixo faz com que os hemisférios norte e sul recebam a luz do Sol de modo diferente no inverno e no verão. É por isso que temos as estações do ano. Como se sabe, a Lua gira ao redor da Terra e completa uma revolução a cada 27,32 dias. Esse movimento é conhecido como período sideral, que é o tempo que um astro leva para completar uma orbita em relação às estrelas fixas.
No entanto, ao mesmo tempo em que a Lua orbita a Terra, nosso planeta também orbita o Sol, o que faz com que nosso satélite demore um pouquinho mais a apresentar a mesma fase vista da Terra, o que leva 29,53 dias. Esse movimento orbital em relação à Terra, e não em relação às estrelas fixas, é conhecido como período sinódico.

Fonte: https://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Lua_em_forma_de_U_Anomalia_celeste_ou_fenomeno_natural_comum&posic=dat_20121031-100825.inc

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regiões Metropolitanas do Brasil

Pós Jogo: Vitória fora de casa

Pós Jogo: Athletico na final