O antes e o depois

Imagens de satélites registradas antes e depois do tsunami na Indonésia deixam claro o que causou a onda gigante que ceifou a vida de centenas de pessoas. As cenas mostram a ruptura da ilha, que perdeu dois terços do seu tamanho após a erupção do vulcão. O vulcão Anak Krakatoa (ou Anak Krakatau) entrou em erupção no dia 22 de dezembro de 2018, levando ao colapso quase toda a parte ocidental da ilha, formada em decorrência da ejeção do magma ao longo dos anos.
As cenas foram captadas pela rede de satélites Dove e SkySat, operada pela empresa estadunidense Planet Labs, que desenvolve minissatélites de observação da Terra.
A primeira imagem foi feita no dia 17 de dezembro de 2018 e mostra a ilha vulcânica Anak Krakatoa em sua plenitude. Na cena é possível ver uma coluna de fumaça partindo da caldeira do vulcão, denunciando algum tipo de atividade magmática em seu interior.
A segunda imagem foi feita duas semanas depois, em 30 de dezembro, oito dias após a erupção que levou ao tsunami no estreito de Sunda.

Fonte; https://www.apolo11.com/vulcoes.php?titulo=Imagens_de_satelites_revelam_a_dimensao_do_colapso_do_vulcao_Anak_Krakatoa&posic=dat_20190104-093742.inc


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regiões Metropolitanas do Brasil

Pós Jogo: Vitória fora de casa

Pós Jogo: Athletico na final